Atendimento ao Consumidor

CREDINFORMAÇÕES 

A CREDINFORMAÇÕES, constituída em Julho de 1995 pela Asnef-Equifax, Equifax Inc. e Asfac, é uma entidade de Serviços de Informação de Crédito, que disponibiliza aos seus clientes informação completa, exacta e actualizada, como instrumento básico na tomada de decisões de crédito.

O objectivo da CREDINFORMAÇÕES é optimizar os serviços de informação de crédito em Portugal, através da prestação de informações a instituições de crédito e sociedades financeiras ou outras entidades que vendem bens ou prestam serviços a crédito sobre o cumprimento e incumprimento por parte de clientes, ou potenciais clientes, para melhor avaliar os riscos de cada operação.

Recolha de dados e forma de actualização

A informação enviada pelas entidades participantes é unicamente relativa aos dados resultantes do cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias. Os dados negativos são única e exclusivamente relativos a uma dívida concreta e vencida com mais de 90 dias.

As informações de carácter pessoal estão sujeitas a modificações e são actualizadas mensalmente, pelas entidades responsáveis pelas mesmas, cabendo-lhes exclusivamente a sua rectificação ou alteração.

Legislação aplicável

O ficheiro de informações de crédito da Credinformações está regulado pela Lei da Protecção de Dados Pessoais n.º 67/98 de 26 de Outubro da Assembleia da República e pelas autorizações n.º 90/95, 1810/2008 e 35/99 outorgadas pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).

Quem pode requerer

De acordo com as disposições constitucionais e legais qualquer pessoa tem o direito de ser informada sobre o que consta em seu nome numa base de dados. O direito de acesso à informação só pode ser concedido ao titular dos registos ou por quem ele se faça representar.

Em que circunstâncias requerer

Na constatação de que os dados estão incorrectos ou sempre que se justifique o pedido de acesso, rectificação, actualização ou supressão dos dados.

Como requerer

Para exercer os direitos de acesso, rectificação, actualização ou supressão, é necessário o preenchimento do Modelo de Exercício de Direitos que está disponível através da descarga do ficheiro abaixo:

Clique aqui para o modelo (Ficheiro em formato pdf. Caso não tenha o programa de leitura deste formato, poderá descarregá-lo gratuitamente aqui Adobe PDF Document)

Após o seu preenchimento, deverá:

Proceder ao envio via email, fax ou correio, acompanhado de fotocópia do Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte (frente e verso), para atestar a identificação e salvaguardar a confidencialidade dos dados.

IMPORTANTE: Em qualquer uma das modalidades de entrega do requerimento, as informações serão disponibilizadas por escrito de acordo com a indicação do cliente (por e-mail, fax ou correio)e de acordo com o seguinte prazo:

  • Ficheiro Credinformações (Bancos, Entidades Financeiras ou outras entidades de crédito) - máximo de 30 dias excluindo prazo dos CTT.

No caso de pessoa colectiva, o direito de acesso à informação poderá ser efectuado como antes foi referido, mediante:

  • Envio da Certidão Permanente (ou respectivo código) ou Cartão de Pessoa Colectiva e uma cópia da identificação de pelo menos um dos seus representantes (Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte).
Entrega do Requerimento

Por Correio:

  • Apartado 12069 – 1061-001 Lisboa

Por Fax: 21 030 26 40

Através da Internet: sac@equifax.pt

Morada: Avenida Dom João II nº42, 3º andar, fracção 304, 1990-095 Lisboa, Portugal

Por razões de segurança e confidencialidade dos dados, não são prestadas informações de carácter pessoal pelo telefone.